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construção civil
29/03/18 Novidade

Uma rápida busca pela internet mostra que desde o final de 2017 inúmeros artigos foram publicados em revistas, jornais e portais on-line a respeito da chegada do carro elétrico ao mercado brasileiro. O fato é que as montadoras estão definindo quando suas versões movidas à energia limpa desembarcam por aqui.

Exemplo? A Volkswagen apresentará o híbrido Golf GTE e sua versão 100% elétrica, o e-Golf, em outubro, no Salão do Automóvel de São Paulo. A Porsche iniciou as vendas da nova geração do Panamera híbrido, sedã de luxo equipado com motor a combustão e um elétrico que pode ser carregado em tomadas comuns de 220 volts. Em 2019, a Chevrolet deve lançar no País o Bolt EV, o elétrico “popular” nos Estados Unidos.

No momento, algumas marcas e empresas já participam de ações que estimulam o consumo de veículos híbridos e elétricos em solo verde-amarelo. Em São Paulo e no Rio, modelos da primeira geração do Nissan Leaf – que também será vendido no País – são utilizados para o serviço de táxi desde 2012. A empresa fez parcerias com a Eletropaulo (SP) e a Petrobras (RJ) para que as empresas fornecessem recarregadores. Já a BMW e a empresa de energia EDP instalarão seis pontos de recarga em postos da Via Dutra.

 

O carro elétrico no mercado brasileiro

Certamente as iniciativas não vão parar de surgir aqui e acolá. Segundo Werner Schaal, diretor de vendas da Volks, “a eletrificação dos veículos é um caminho sem volta. Não tenho dúvidas de que esse nicho vai se desenvolver rápido na próxima década”. E há muito ainda a ser feito no Brasil para aumentar a presença em nossas ruas do carro elétrico, que constitui a melhor solução de mobilidade para responder às questões atuais do aquecimento global, da qualidade do ar que respiramos e da dependência que existe dos combustíveis fósseis.

Um dos protagonistas desse processo é o Governo Federal. O Rota 2030, novo regime automotivo que deveria suceder o Programa Inovar-Auto, encerrado em 31 de dezembro de 2017, ainda está sendo avaliado pela Casa Civil, para depois ser encaminhado para o presidente assinar.

Um dos pontos discutidos é justamente sobre a eficiência energética dos veículos: propõe-se que a cobrança de impostos leve em consideração o nível de emissões e de consumo dos carros e não mais a cilindrada do motor. Essa mudança poderá não apenas beneficiar as vendas de carros híbridos e elétricos no País, como abrir as portas para a produção nacional dessas tecnologias.

 

Onde entra o carro elétrico na construção civil?

Você deve estar se perguntando: o que o carro elétrico tem a ver com a construção civil? Tudo! Daqui para frente, ao planejar a construção de um condomínio, um hotel, um posto de gasolina, um shopping e até mesmo de um restaurante será preciso dar atenção especial ao projeto da parte elétrica – sobretudo disponibilizando mais tomadas em locais estratégicos, como garagens, estacionamentos etc. – para que o estabelecimento possa atender num futuro próximo ao aumento acentuado de consumo.

Acredita-se que ninguém escapará dessa adaptação. O restaurante, por exemplo, poderá oferecer ao cliente o “atendimento” energético: enquanto o cliente almoça a bateria de seu carro pode ser recarregada. E ele pagará por isso como se fosse um valet. Por isso, é importante que projetos construtivos de longo prazo se “adiantem” e prevejam as novas possibilidades de prestação de serviço.

 

Compacto Engenharia atenta às inovações

Nos Estados Unidos, isso já é realidade. Em Miami, algumas vagas de estacionamento de hotel já têm tomadas para usufruto dos proprietários do carro elétrico. O tempo de carregamento da bateria ainda é longo, mas certamente logo aparecerá uma forma de reduzir esse processo.

E não deve demorar para acontecer. Elon Musk, fundador da Tesla, empresa especializada em carros elétricos, armazenamento de energia e fabricação de painéis solares, está desenvolvendo uma bateria – do tamanho de uma máquina de lavar – que deixará a residência energeticamente autônoma. Isto é, a pessoa não precisará mais “comprar” energia de uma prestadora de serviços, como a Eletropaulo.

Segundo o empresário, a bateria será carregada por uma placa fotovoltaica, que se “alimenta” da luz do dia, mesmo que não tenha sol. Assim, o proprietário poderá recarregar o carro elétrico tranquilamente e manter sua casa funcionando.

“Todas essas soluções e outras que surgirão vão influenciar a forma de planejar casas e edifícios no Brasil, revolucionando o setor da construção civil, que tem de estar sempre sintonizada com as tendências”, explica o diretor da Compacto, Carlos Fernandes.