Uma obra aqui, outra acolá da Compacto Engenharia, e todas vêm demonstrando a preocupação em promover um ambiente acolhedor, aumentando a sensação de bem-estar e hospitalidade. E existem vários recursos para isso, como boa iluminação e ventilação, revestimentos variados, cores, entre outros.
Um deles tem sido usado com bastante frequência: a porta automática de vidro. Ela permite maior aproveitamento da luz natural e integração entre os espaços.
Além de nobre, o vidro é um material que pode ser usado harmonicamente nos mais diferentes estilos arquitetônicos. Assim como o espelho, é a carta na manga para aumentar a sensação de amplitude e visibilidade.
Lugares com grande fluxo de pessoas ganham em mobilidade com a instalação de uma porta automática, otimizando o dia a dia tanto de frequentadores como de usuários, como aeroportos, escolas, escritórios etc.
Vale destacar sua grande importância em ambientes hospitalares e da saúde, porque seu mecanismo não demanda acionamento manual, permanecendo aberta somente o tempo necessário. E quem ganha com isso é a empresa e o meio ambiente, pois a porta automática evita que o ar frio do ar-condicionado “escape”, reduzindo o consumo de energia.
E mais: evita a proliferação de microrganismos que podem se espalhar por meio de diferentes superfícies, impedindo que um vírus se espalhe rapidamente, contaminando todo um prédio. Elas também diminuem a poeira do ambiente.
No quesito segurança, a porta automática de vidro também é uma grande aliada: pode ser bloqueada sempre que for preciso e também possibilita a prévia visualização de todos os visitantes.
Ela pode ser acionada por cartão magnético, leitura de digital ou senha, sendo perfeita para ser usada em ambientes restritos ou setorizados. Assim, há um controle de entrada e saída de pessoas ainda mais eficaz.