No fim do ano passado, o site The Balance fez a lista dos 6 maiores projetos que estão em construção – aeroportos, metrô e até complexo industrial. Alguns são muito admirados, como o Terminal 1, do Aeroporto Internacional de Pequim. Vamos conferir?
Localizado no ainda inacabado Dubai World Centre, está programado para ser concluído este ano, possui 140 km² e terá capacidade para receber 120 milhões de passageiros por ano. Sua instalação foi projetada pelo escritório londrino Leslie Jones Architecture para administrar simultaneamente 200 aeronaves grandes. A segunda fase de expansão do aeroporto tem um custo estimado de mais de US$ 32 bilhões.
O projeto dessa cidade industrial de 22 anos começou a segunda fase em 2014 com uma expansão de US$ 11 bilhões. Quando completada, incluirá pelo menos 100 plantas industriais, uma planta de dessalinização de 800.000 metros cúbicos, milhas de estradas e rodovias e uma refinaria produzindo pelo menos 350 mil barris de óleo por dia. Todo o projeto está programado para ser concluído em 2024. A empresa americana de construção Betchel está à frente desse megaprojeto.
Quase 50% dos chineses moram ao norte do país, que possui apenas cerca de 20% dos recursos hídricos. Para remediar esse desequilíbrio, a China financiou a construção de três canais enormes, cada um com mais de 600 milhas de extensão e transportando água para o norte dos quatro maiores rios chineses: o Yangtze, Amarelo, Huaihe e Haihe. Planejado para conclusão em 2050, eventualmente, desviará anualmente 44,8 bilhões de metros cúbicos de água para os centros populacionais do norte mais seco.
A nova rota ferroviária londrina é a maior obra de infraestrutura da Europa, com 118 km de extensão e 38 estações. O projeto está agendado para conclusão em fases, com a primeira nova faixa entrando em serviço em 2018 e todas as faixas restantes em serviço até 2020. Espera-se o descongestionamento da rede de metrô da capital do Reino Unido, à qual a está integrada.
Acabará por superar o Aeroporto Al Maktoum, de Dubai, em custo, tamanho e capacidade de passageiros. A primeira fase do aeroporto foi concluída a tempo para a Olimpíada de 2008. A expansão adicional está programada para conclusão até 2025. O Terminal 1, desenhado pela arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid, incorpora um número de conceitos de design sustentável em uma construção futurista.
A Líbia trabalha no “Great Man-Made River” (GMR) desde 1985. É o maior projeto de irrigação do mundo. Com 2.820 quilômetros construídos em tubos e aquedutos, o Great Man-Made River (GMR) é responsável pelo abastecimento de água da maior parte do país — estima-se que 6.500.000 m3 de água doce sejam distribuídos diariamente para as cidades. A fonte de água para o projeto é o sistema de ancoragem de arenito Nubian subterrâneo. Tudo começou na década de 1950, com a descoberta do maior aquífero fóssil do mundo durante a busca por petróleo. Em 1984, um grandioso projeto de engenharia entrou em ação, com o intuito de levar a água dos aquíferos para regiões secas do país, possibilitando o desenvolvimento da indústria e da agricultura. Ao todo, o GMR possui cerca de 1.300 poços subterrâneos. Alguns trechos ainda estão em obras para a extensão do projeto, que encontra dificuldades de execução desde o início da guerra civil e dos conflitos no país em 2011.