Reconhecida como o único evento multissetorial da saúde nas Américas, a Hospitalar vem reunindo ano após ano as principais soluções e inovações para a cadeia de saúde, abraçando de forma igualitária todos os players do mercado – do corpo clínico aos gestores e administradores, passando por arquitetos e engenheiros.
E este ano não foi diferente! A 25ª edição do evento, que aconteceu de 22 a 25 de maio, trouxe muitas novidades, reafirmando sua atuação como a plataforma mais eficiente para geração de negócios e desenvolvimento tecnológico do setor. E a nossa equipe – sempre antenada às necessidades de nossos clientes da área hospitalar e da saúde, foi conferir de perto as principais tendências da área de gestão de negócios para estabelecimentos de saúde, bem como outros temas relevantes para o mercado.
Para o nosso diretor, Carlos Fernandes, ficou claro que muitas empresas coreanas, chinesas, indianas e japonesas estão em busca de parceiros nacionais para investir no Brasil – o 8º maior mercado de saúde do mundo –, pois consideram o território verde-amarelo promissor. Dados de 2017 sinalizam que aqui existem mais de 327 mil estabelecimentos de saúde, contando laboratórios e hospitais, e mais de 490 mil leitos, em um país com de mais de 207 milhões de habitantes. Traduzindo: há muito a ser feito…
Segundo o engenheiro, indianos e chineses apresentaram soluções interessantes na parte instrumental, descartável e de insumo em geral: ele destaca um travesseiro antibactericida, criado na China, que promete revolucionar o setor hospitalar. Já os coreanos e os japoneses trouxeram máquinas e equipamentos – muitas vezes portáteis –, que têm tudo para facilitar o cuidado da saúde e também da beleza no dia a dia. As minicâmeras usadas nos exames de ultrassom, por exemplo, estão cada vez mais “mínis” e com melhor resolução ótica.
O também empreendedor gostou muito das portas e janelas automáticas – que certamente cairão nas graças de arquitetos especializados no setor de saúde, assim como dos acessórios ergonômicos para os banheiros: a novidade em barras agradou em cheio. Vale ressaltar ainda as novidades tecnológicas que facilitam a comunicação entre o paciente e o posto de enfermagem, que vimos no estande da Facilities Innovation, projeto arquitetônico de um apartamento de internação desenvolvido pela acr arquitetura, que também foi usado para demonstrar algumas dinâmicas relacionadas a facilities. Atores simularam situações cotidianas de um hospital e a plateia acompanhou em uma arquibancada estrategicamente locada para visualizar as dinâmicas. Foi uma experiência interessante!
E, por falar em tecnologia, o ponto alto da Feira, na opinião do engenheiro, foram os softwares que prometem revolucionar a administração de clínicas, hospitais e outros ambientes de saúde, ajudando a otimizar desde a parte financeira até a gestão do negócio em si. Como resultado, as instituições de saúde tendem a oferecer uma experiência de atendimento cada vez melhor a seus pacientes.
E é isso o que a Compacto Engenharia faz! Ao agregar ainda mais conhecimento ao processo construtivo, oferece o melhor atendimento tanto para os seus parceiros – os arquitetos – como para os clientes, porque se mantém atualizada sobre o que acontece no setor de saúde sob os mais diversos ângulos.