Curta, comente, compartilhe.
construção e reforma
13/07/18 Novidade

Em 2015, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU realizou uma pesquisa interessante, revelando como o brasileiro constrói. Os dados levantados indicaram que 54% dos entrevistados já haviam feito reforma ou construção. Destes, menos de 15% utilizaram os serviços de um arquiteto ou engenheiro na obra.

No estudo qualitativo, confirmou-se que a experiência de reformar ou construir foi negativa por uma série de problemas. Entre eles, a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, falta de planejamento e quantidade de material.

Passaram-se três anos e, com a nossa experiência, sabemos que esse cenário não mudou. Muita gente dispensa a expertise do arquiteto e do engenheiro e acaba vendo a obra se tornar uma tremenda dor de cabeça. Mesmo que seja uma “simples” reforma, é essencial ter o projeto arquitetônico em mãos para conhecer melhor o espaço a ser modificado. Caso contrário, as más surpresas “aparecem”, triplicando gastos e prolongando prazos de entrega.

 

Reforma na área hospitalar e da saúde exige alto grau de conhecimento.

Em outros artigos do nosso blog, já foi comentado que é muito mais fácil começar uma obra do zero, executando passa a passo o projeto feito pelo arquiteto. Mas a realidade é outra. O foco do cliente não é adquirir imóveis, mas sim alugar espaços para montar o seu negócio – sobretudo quando é uma rede, como o dr. consulta. Nesses últimos cinco anos, foram mais de 20 imóveis reformados para instalar as unidades, seguindo a identidade proprietária que permite que o público reconheça com facilidade os serviços prestados.

Vale destacar que a construção ou a reforma na área hospitalar e/ou da saúde requer alto grau de conhecimento. Afinal, são muitas as necessidades específicas da atividade e das normas que regulamentam o setor. É fato: qualquer erro inviabiliza o negócio do cliente. E, para que isso não aconteça, é preciso fazer um bom planejamento: esse é o primeiro passo para o sucesso de qualquer empreendimento.

Pensar cuidadosamente cada uma das etapas antes de começar a construir é capaz de gerar impactos positivos durante todo o período da obra, garantindo processos adequados para evitar penalidades e assegurando que se chegue o mais perto possível dos resultados esperados.

 

Planejar, calcular, prever, organizar: verbos essenciais para o sucesso do canteiro de obras.

Normalmente o planejamento é composto por três grandes etapas. Começa-se fazendo um estudo de viabilidade de obra – seja do zero, seja uma reforma. Aqui é o momento de avaliar sobretudo o nível de impacto que as características do terreno poderá ter no andamento da obra. Verificar o solo, por exemplo, é fundamental para saber se não encharca facilmente, o que pode acabar atrasando a obra.

Na sequência, deve-se elaborar um cronograma prevendo o tempo que será gasto em cada etapa da construção/reforma e programar melhor as atividades desenvolvidas nelas. Essas informações serão essenciais para a contratação de mão de obra e fornecedores e para estabelecer um prazo para conclusão da obra, já contando com situações adversas relativas ao clima, por exemplo. É sempre bom ter o “plano B” na manga para manter a obra em andamento.

O terceiro ponto igualmente importante é o planejamento financeiro da obra. Aqui se prevê quanto será gasto em materiais, equipamentos e serviços, além de permitir verificar se a evolução da obra está de acordo com os custos estimados.

Com as quantidades previstas de insumos, é o momento de escolher fornecedores. Deve-se fazer as compras em tempo hábil para garantir melhores preços e a certeza de que os materiais estarão disponíveis para uso na hora certa – é essencial que não haja desperdício nem perda de matéria-prima no canteiro de obras.

 

Compacto Engenharia: mais de duas décadas entregando obras no prazo com qualidade na execução.

Da fundação às instalações hidrossanitárias, passando pelos acabamentos e revestimentos, tudo merece total atenção durante a construção ou reforma de um imóvel. Todas as etapas de uma obra estão interligadas, dependem uma da outra. E a Compacto Engenharia sabe bem disso, pois está nesse mercado há mais de 20 anos no segmento da saúde/hospitalar, gastronomia, educacional, comercial, varejo, supermercados, corporativa e centros comerciais.

Nossa equipe viabiliza obras com agilidade e qualidade, busca a melhoria contínua de processos e a obtenção dos melhores resultados. A empresa não abre mão de programar passo a passo a obra e se certificar se todas as etapas foram bem compreendidas por toda a equipe. Tudo para entregar o trabalho no prazo e com a qualidade que o cliente espera. E merece.