Curta, comente, compartilhe.
AL-WAKRAH
06/08/18 Projetos em construção

Há pouco menos de um mês do término da Copa de Futebol na Rússia, o mundo já está com os olhos voltados para a próxima temporada em 2022, em Qatar, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste da Península Arábica.

Sob a supervisão da FIFA, serão 12 estádios em 7 cidades: Al-Daayen, Al-Khor, Al-Rayyan, Al-Shamal, Al-Wakrah, Doha e Umm Slal. Alguns já saíram do papel – um deles será construído por meio de contêineres e desmontado após o torneio. Conhecido como um dos países mais ricos do mundo, graças ao petróleo, o Catar promete um dos Mundiais com as arenas mais luxuosas da história. E mais: os estádios terão medidas para reduzir a radiação solar e os ventos quentes e também fornecer ar-condicionado suave para proporcionar condições climáticas adequadas.

Nove estão sendo construídos e outros três reformados. Será a primeira vez que os jogos ocorrerão de 21 de novembro e 18 de dezembro, que corresponde ao outono no hemisfério norte – as temperatura são altíssimas no Oriente Médio no meio do ano.

Confira alguns dos projetos que estão mobilizando escritórios de arquitetura e empresas de engenharia para preparar o cenário inovador para um dos eventos mais esperados do mundo.

 

LUSAIL ICONIC STADIUM

O Lusail Iconic Stadium será construído por uma joint-venture da HBK Contracting (Qatar) e da China Railway Construction Corporation Limited (CRCC, China). O projeto é assinado por dois escritórios de arquitetura, Manica Architecture e Foster and Partners. Está localizado em um terreno de 1 km2 ao longo da via expressa Al Khor, na borda oeste da cidade de Lusail, com o sul voltado para o Boulevard comercial de Lusail City. Tudo indica que o Lusail Stadium se tornará o local de abertura e final da primeira Copa do Mundo da FIFA no Oriente Médio. Será também o maior estádio a realizar um jogo da Copa do Mundo desde que o Soccer City, em Johanesburgo, sediou a final de 2010.

O estádio integra o projeto Lusail City, que vai levantar uma cidade do zero em um local onde só havia areia. A obra de US$ 45 bilhões (R$ 121 bilhões) vem tomando forma para receber até 450 mil moradores, turistas. Será um terreno de 38 km², onde serão construídos 39 bairros, rede de hotéis, marina, resorts internacionais, a criação de um centro de turismos e seguindo um perfil empresarial para atrair investidores e novas empresas para o país – o estádio é o garoto-propaganda dessa ousada iniciativa empreendedora do Qatar.

 

AL BAYT STADIUM

Três construtoras – Salini Impregilo, Galfar, Cimolai – estão envolvidos nesse estádiom que fica na cidade de Al Khor, a 40 km ao norte de Doha. O design imita a tradicional tenda beduína (Bayt Al Sha’ar), da qual também leva o nome. A fachada de tela é dominada pela cor preta, mas com listras brancas fortemente contrastantes. Nas tendas originais, as listras eram um meio de sinalizar a qual tribo ou família a tenda deveria pertencer. Também dentro da decoração do estádio vai se parecer com as tendas tradicionais com cor vermelha quente e aconchegante.

O estádio, cercado por praças e estacionamentos impressionantemente paisagísticos, não apenas atenderá a todos os critérios da FIFA, mas também às diretrizes ambientais e de sustentabilidade definidas pelos padrões LEED e GSAS.

 

AL-RAYYAN STADIUM

construção civil

Coube a empresa Manco International General Contracting W.L.L. se responsabilizar pela construção desse estádio, que está sendo levantando no local do antigo Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, subúrbio ocidental de Doha. O conceito entregue pelos escritórios de arquitetura AECOM, Ramboll e Pattern Design combina uma tigela simples, quase retangular com um revestimento exterior que permite acesso à infraestrutura solar dentro do estádio, que conta com painéis fotovoltaicos. Além do estádio principal, várias instalações esportivas e de lazer secundárias serão criadas como parte de um dos principais recintos esportivos de Doha. Todo o complexo será incorporado à rede de transporte metropolitana para permitir acesso fácil a todos.

 

AL THUMAMA

construção civil

Um dos principais estádios da futura Copa, o Al Thumama tem design carregado de cultura árabe. Desenhado pelo arquiteto catariano Ibrahim Jaidah, sua fachada é inspirada na trama da gahfiya, uma touca branca que compõe o vestuário masculino tradicional muçulmano. Sua simbologia é ligada às virtudes da dignidade e liberdade, que no projeto também se relacionam ao próprio Qatar.

Localizado a 12 km da capital Doha, o estádio terá sistema de climatização, mantendo a temperatura interna de 18ºC durante todo ano, possibilitando seu uso em todas as estações. O complexo desportivo incorporará igualmente uma clínica especializada em medicina do desporto e um hotel, que ficará integrado na própria estrutura do estádio. O dimensionamento estrutural do estádio foi feito pela consultora norte-americana de engenharia civil Thornton Tomasetti. A construção do Al Thumama será efetuada por um consórcio de empreiteiros formado pela Al Jaber Engineering e pela Tekfen Construction.

 

AL-WAKRAH

construção civil

Com design assinado pelos escritórios AECOM e Zaha Hadid Architects e sob a responsabilidade das construtoras Midmac e Porr Quatar, o estádio foi projetado com links para as tradições marítimas locais, usando ondas na cobertura e costelas de madeira sob o revestimento para fazer o interior do telhado se assemelhar a estrutura dos barcos tradicionais.

Em torno do estádio, estão planejados 2 campos de treinamento refrigerados a 26 graus, 2 salões cobertos, 4 quadras de tênis e 2 quadras de basquete, entre outras infraestruturas esportivas. Também um complexo de varejo de 10.000 metros quadrados e um hotel de quatro estrelas com 150 quartos estão planejados.

 

EDUCATION CITY ESTADIUM

construção civil

O estádio planejado como parte do imenso complexo educacional de Doha era inicialmente conhecido como Estádio da Cidade da Educação, mais tarde renomeado para promover a Fundação do Catar. Desde o início, foi parte da candidatura do Catar para a realização da Copa do Mundo de 2022 e seu design tem sido o mais consistente desde o início até as fases finais.

O invólucro exterior fechado é moldado para se assemelhar a um diamante, altamente refletivo durante o dia e iluminado com milhares de diodos durante a noite. Com o revestimento parcialmente perfurado, também fornecerá controle suficiente das temperaturas internas, permitindo a manutenção de 24 a 28 graus, independentemente do clima.

Ao mesmo tempo, os painéis fotovoltaicos serão incorporados no revestimento, fornecendo até 20% da demanda de energia da jornada. Em dias sem evento, o estádio fornecerá eletricidade nas instalações próximas. E essas serão bastante numerosos. O complexo paisagístico incluirá ginásios, clínicas, um centro aquático e instalações para esportes de raquete, ciclismo e escalada. Até mesmo surfe indoor e skydiving estarão disponíveis. O projeto é parceria de RFA Fenwick Iribarren Architects e Astad Project Management.

 

SPORTS CITY STADIUM

Com design do escritório Dan Meis, o Sports City Stadium se localiza ao longo do Golfo Pérsico, na cidade costeira de Doha. O edifício proporcionará ao Qatar a oportunidade de apresentar o estádio mais flexível, tecnologicamente sofisticado e ambientalmente sustentável que o mundo já viu. Além do futebol da Copa do Mundo, o estádio é projetado para acomodar uma variedade de usos, até mesmo além do esporte.Com base na rica tradição das tribos beduínas nômades, a inspiração da estrutura vem de uma tenda beduína. Como a cultura nômade, as tendas tinham um projeto arquitetônico que lhes permitia se adaptar ao ambiente. O estádio versátil incorpora um teto parcialmente retrátil, passo retrátil e uma bacia de assento transformável.

 

KHALIFA INTERNATIONAL STADIUM

construção civil

 

Esse estádio já sediou os Jogos Asiáticos de 2006 e todos os grandes jogos da seleção do Qatar no futebol. Construído em 2005, o novo lado ocidental permanecerá intacto, mantendo o papel do icônico sistema de arco como marco. Mas o lado leste está passando por uma reforma completa, imitando o lado ocidental. Ainda mais arcos virão em cima do suporte atualizado.

O novo teto arqueado sobre parte do lado leste está alinhado com a direção arquitetônica atual, assim como as rampas de acesso criadas em ambos os lados do suporte. O projeto de arquitetura é de Dar Al-Handasah e as empresas Midmac e Six Construct são responsáveis pela obra.

 

RAS ABU ABOUD

construção civil

O projeto do estádio Ras Abu Aboud, assinado pelo escritório espanhol Fenwick Iribarren Architects, já deu o que falar antes mesmo de começar a ser erguido: feito a partir de contêineres reciclados, sua construção é rápida e permite que o estádio possa ser desmontado e transportado para outro local após o evento.

Gostou? Querem mais novidades do mercado? Então assine a newsletter e acompanhe todos os conteúdos do nosso blog!