A startup carioca que inovou a forma de vender e comprar carros seminovos escolheu um movimentado endereço para, em breve, estrear em território paulistano: a Avenida dos Bandeirantes. O local – em que antes funcionava uma academia de crossfit – passou por uma reforma completa feita pela Compacto Engenharia para compor o projeto criado pela ACR Arquitetura.
Todo o processo de compra e venda de veículos foi “fisicamente” traduzido. A unidade é toda envidraçada, permitindo o acompanhamento do trâmite comercial. Da chegada do carro a ser inspecionado pela equipe Volanty até a sua liberação para o dono (que está interessado em vendê-lo), tudo é arquitetonicamente conduzido com clareza e fluidez.
O grande destaque desse projeto e o maior desafio dessa obra é o estúdio de fotografia em formato oval. Ele foi montado no centro do espaço e se integra totalmente ao fluxo de atendimento e avaliação do veículo. Para sua instalação, foi necessário reforçar a estrutura metálica do imóvel para que a mesma suportasse o peso do acortinado e da caixa de luz composta de tela tensionada, da Tensoflex.
Feita de poliéster superesticado, a tela proporciona uma iluminação difusa, uniforme e geral, perfeita para fotografar os carros aprovados que passarão a integrar o catálogo on-line de vendas da Volanty.
O Centro de Atendimento conta também com uma minissala para reuniões perto da saída do espaço e outra maior, no mezanino, onde também se encontra a equipe administrativa da startup. A equipe Compacto entregou a obra em 45 dias.
De forma confortável e acolhedora, a Volanty vem transformando a experiência de comprar e vender carros desde maio de 2017. Maurício Feldman e Antonio Avellar, dois amigos de infância, juntos viram a oportunidade de empreender de maneira inovadora em um mercado promissor – cerca de 10 milhões de veículos seminovos são negociados por ano –, porém cercado de muita desconfiança e relações pouco transparentes.
Com o propósito de facilitar a vida de quem deseja vender ou comprar um carro seminovo, a Volanty, assume todo o processo, incluindo a parte chata da negociação e da papelada. Funciona assim: o processo começa com um simples cadastro no site, onde o cliente que vai vender o carro agenda uma inspeção em um dos Centros de Atendimento mais próximos – no Rio de Janeiro são dois endereços: um em Botafogo e o outro na Barra da Tijuca.
No Centro de Atendimento, o carro é avaliado de forma criteriosa para garantir que esteja em ótimo estado para quem vai comprar. A Volanty trabalha exclusivamente com carros fabricados a partir de 2009 e com até 100 mil quilômetros rodados.
Os carros aprovados participam de uma sessão de fotos no estúdio citado acima. As imagens – que seguem padrão visual com qualidade profissional – são utilizadas para anunciar o carro no site da Volanty e nos principais sites de venda de carro do mercado, incluindo os que têm anúncios pagos. Tudo por conta da Volanty, inclusive a negociação com os interessados. O cliente vai para casa com seu carro e espera a empresa entrar em contato quando um potencial comprador tiver interesse.
Para quem quiser comprar um carro, é só entrar no site e agendar uma visita para ver qual mais o agradou. Escolhendo qual carro vai seguir, a equipe da Volanty assume a negociação entre as duas partes, intermediando a visita ao carro (sem contato entre comprador e vendedor), cuidando da burocracia que envolve a papelada e também gerenciando as questões do pagamento. A Volanty tem uma comissão de apenas 7% na venda do carro, que só é descontada quando o carro é vendido.
Esse modelo de negócio inovador acaba de receber um aporte financeiro de mais de 19 milhões para expandir o seu negócio. Logo, logo mais pessoas serão beneficiadas com a nova maneira de comprar e vender automóvel.