Curta, comente, compartilhe.
supermercado construção
09/02/18 Construção de Supermercados

Há quase 20 anos um grande desafio foi encarado com muito trabalho e dedicação pela equipe da Construtora Compacto Engenharia: a construção de um supermercado em 48 dias. O desafio foi construir uma unidade do supermercado Sé de cerca de 3.000 metros quadrados em 48 dias, sendo que o prazo em média é de 120 dias para uma loja desse porte estar em pleno funcionamento. Portanto, não havia espaço para erro. Apostou-se uma corrida louca contra o tempo e… tudo deu certo!

Havia um bom motivo para a grande maratona. Sabe-se que os meses de novembro e dezembro representam de 25% a 30% do faturamento anual de um supermercado – é assim até hoje! Era preciso, então, inaugurar a unidade do então Sé Supermercados no bairro de Moema, na Rua Lavandisca com a Rua Canário, até outubro daquele 1998.

Partimos, então, para o planejamento do que estava para ser construído e sobre as equipes envolvidas no projeto. Tínhamos de garantir a qualidade do que seria entregue com todas as especificações solicitadas.

Na época, a Compacto gerenciava a área de engenharia, expansão e manutenção da rede, cuidando desde o processo inicial, que compreende viabilidade técnica, licenças ambientais e estudos econômicos, até a entrega final da obra. E os obstáculos começaram justamente na compra das áreas vizinhas ao antigo restaurante alemão Bierhalle. Já estávamos chegando a agosto e não foi possível encontrar um dos proprietários. Fechamos o projeto com o que estava disponível e arregaçamos a manga.

Teríamos de trabalhar dia e noite, fazendo barulho 24 horas por dia. Assim, antes de tudo começar, entreguei uma cesta de bombons de “desculpas pelo transtorno” para cada um dos moradores do prédio em frente ao canteiro de obras. Explicamos que o prazo era curto em virtude das festas de fim de ano e que, se houvesse algum problema, deveriam telefonar para nós. E isso não aconteceu. Nós nos adiantamos e isso foi providencial para que nosso projeto seguisse sem interrupções e o prazo fosse cumprido.

 

4 pontos fundamentais para a construção do supermercado ter sucesso

Nós nos cercamos de 4 pontos que nos ajudaram a transformar essa missão praticamente impossível em possível.

1- O primeiro dele se refere aos profissionais. Contar com uma equipe experiente e comprometida tanto na administração quanto no canteiro de obras fez toda a diferença.

 

2- O segundo ponto é sobre o orçamento destinado ao projeto. Calculamos todo e qualquer tipo de imprevisto que podia acontecer numa obra emergencial como essa, inclusive horas extras de funcionários e compras de materiais em curto prao. A meta era não ter surpresas. E realmente não tivemos.

 

3- O terceiro tópico tem a ver com o cumprimento fiel do cronograma, contando com uma lista de pedreiros substitutivos experientes e monitoramento de perto a finalização de cada etapa do projeto. Também mantivemos sob controle os horários dos funcionários.

 

4- A contratação de excelentes fornecedores “fecha” nossa lista. O bom relacionamento com nossos parceiros nos valeu como nunca. Eles vestiram a camisa e foram capazes de entregar materiais de qualidade em um prazo curtíssimo.

Lógico que alguns problemas surgiram, exigindo soluções rápidas. Houve, por exemplo, falha na entrega de material, geraria atraso, a palavra proibida. Então, deslocamos uma equipe de engenharia para tentar solucionar o problema na própria empresa fornecedora. E deu certo. Mas já tínhamos um plano B na manga para contratar rapidamente outro fornecedor caso fosse necessário.

O prédio com subsolo, térreo e mais um andar teve as portas abertas ao público e até hoje está funcionando, agora com a bandeira do Pão de Açúcar, que incorporou o Sé Supermercados em julho de 2002. E o projeto original de arquitetura e engenharia assinado pela Compacto não sofreu alterações.

 

Reformar e reequipar 9 lojas em apenas 7 dias

E não pense que essa foi o nosso único desafio! Logo depois da experiência na cidade de São Paulo, enfrentamos outro grande desafio do nosso cliente, que comprou a rede de supermercado Santo Antônio, da cidade paulista de Bauru. Eram 9 lojas: 8 em Bauru e 1 no município vizinho de Marília. E o então presidente do Sé Supermercado prometeu que em uma semana todos os endereços seriam reinaugurados com a nova bandeira. Sim, ele garantiu que em 7 dias tudo estaria pronto para receber os novos clientes com a qualidade do Sé Supermercados.

Tivemos carta branca para adquirir diversos equipamentos, como câmaras frigoríficas, expositores de produtos, balcões, gôndolas e prateleiras, refazer o sistema de gás, instalar açougues, peixarias, padarias… Reformamos as lojas e também as fachadas, seguindo toda a comunicação visual do Sé. No total, repaginamos cerca de 13.000 metros quadrados de área. E tudo obedecendo às certificações da Anvisa e da Vigilância Sanitária. Porque tudo foi previsto no projeto de arquitetura e engenharia com precisão.

Essa realmente foi uma experiência marcante na trajetória da Compacto, em que, mesmo diante de um prazo apertado, todos os detalhes foram pensados para entregar uma obra bem feita e que atendesse às necessidades do cliente.